Um dos grandes erros cometidos pelos autores e que o faz empacar muito na hora de escrever o seu livro, é essa necessidade constante de narrar cada passo do personagem. O que ele fez hoje? Ele ligou para alguém? Ele estava resolvendo um problema, o que aconteceu com esse problema enquanto ele estava trabalhando? Algumas coisas podem parecer MUITO importantes para você, como autor, mas não fazem real diferença na sua história. Pense: Realmente preciso colocar isso? Muitas vezes, você está apenas explicando demais.
Tá, vou explicar melhor o que quero dizer.
De maneira mais simples e direta: O leitor não é burro. O seu leitor não precisa que você narre cada mínimo detalhe. Pelo contrário, se você tiver uma preocupação excessiva com cada ponto, a sua história não vai fluir, se tornará cansativa e a sensação que passará é de que as coisas nunca andam, como se estivéssemos sempre parados no mesmo ponto.
O seu leitor tem a capacidade de entender o que está acontecendo.
Não vou te culpar por querer detalhar tudo porque isso é normal. Também passei por essa fase de achar que deveria dizer cada mínimo detalhe para não deixar nenhuma ponta solta. Porém, a verdade é que detalhar tudo não é a solução para isso.
Um dos grandes erros cometidos pelos autores é ser prolixo em situações que poderiam ser descritas em poucos parágrafos.
Narre o que é realmente é preciso e vai fazer diferença para a sua história, ao invés de ficar nessa cilada de ''preciso colocar isso porque o leitor não vai entender''. Ele vai sim. Confie no intelecto dele. Desenvolva os fatos num ritmo que seja interessante de ser lido. Já imaginou parecer que não sai do lugar? É isso o que acontece quando a gente age assim.
Você já teve essa dificuldade?
Sabe que para livro eu gosto disso mas para filme não. Detesto aqueles filmes com finais abertos ou subentendidos. Mas acho que isso em literatura funciona muito bem.
ResponderExcluirAcabei de postar minha wishlist para 2025 - me ajuda com a sua sugestão?
Bj e fk com Deus
Nana
https://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/