30/09/2022

RESENHA: CASTROCHAVISMO




Título: Castrochavismo
Autor(a): Carlos Sánchez Berzaín
Número de páginas: 224
Editora: Editora Hábito
Sinopse: Em Castrochavismo, você encontrará artigos e ensaios nos quais o autor disseca e denuncia os abusos dos ditadores modernos: a evolução do exercício da tirania que trocou os uniformes militares pelas roupas esportivas; o pronunciamento violento e armado do populismo e o engano dos eleitores; tornar-se capaz de tudo para se perpetuar no poder, incluindo a prática de crimes típicos da máfia siciliana. O assassinato da separação de poderes, a decapitação de Montesquieu, está acontecendo agora – seja por intermédio de Lula, Maduro, Morales, Ortega ou Correa. Sempre sob a direção de alguém de sobrenome Castro, seja Fidel, seja Raúl, deixo público o desejo de que um dia Sánchez Berzaín possa retornar à sua Bolívia natal para ocupar o lugar que um lutador pela democracia merece. Até que esse dia chegue, desfrutemos de seus escritos e reflexões.

''O crime não é uma ideologia, então o castrochavismo, ou socialismo do século XXI, não é um fenômeno político, é um ato criminoso.''

 

*PUBLI


Tá aí um livro que eu acho que todo mundo deveria ler, e ler de mente aberta. Traz assuntos importantes e pautas que merecem ser debatidas. A gente mal termina de ler e já quer sair falando sobre ele por aí (tiveram que me aguentar bastante, porque eu não parava de ler trechos dele pra todo mundo). 🤣 Sério! Dá vontade de sair compartilhando tanta informação útil.


Para já começar te situando no assunto:


Entende-se como castrochavismo o sistema de crime organizado transnacional, que, de acordo com o autor, é uma organização criminosa ditatorial.


Logo a princípio, é importante mencionar que, durante toda a obra, Carlos Sánchez explica diversos conceitos, de maneira didática e simples, o que torna a leitura ainda mais fácil e atrativa. Essa é a prova de que dá para falar de assuntos complexos sem precisar usar palavras rebuscadas. Ele explica, de maneira simples, conceitos como democracia e ditatura, por exemplo, exemplifica, e é um livro de fácil entendimento até para quem for bem leigo nessa temática.


De tantos pontos importantes dos abusos explanados pelo autor, faço questão de frisar no tocante às profissões. Ele explica que, na Cuba, nenhuma profissão é livre, que os profissionais são dependentes e que pertencem ao Estado, ao regime. Isso é MUITO forte! No caso dos médicos cubanos, por exemplo, estima-se que o valor repassado pelo seu trabalho é inferior a 25%. Um total absurdo! É o que o autor chama de “sistema escravista do século XXI”. Esse é o tipo de informação que as pessoas sabem? Provavelmente não.


Em síntese, denunciando tantos abusos dos ditadores modernos, o que o autor defende é a democracia, o respeito aos direitos humanos e fundamentais, a luta por uma sociedade justa, a liberdade (de impressa, de cada cidadão), de ser o que é, pensar com sua própria cabeça, e não viver de acordo com o ordenado por um regime, viver subordinado.


Isso porque, ao dividir em polos, democracia e ditadura, ele coloca, no castrochavismo, um agravante de “reduzir os povos a uma situação indefesa”.


O livro é uma verdadeira aula! Eu indico com toda a minha sinceridade. A gente mal termina a leitura e já quer sair falando sobre ele pra todo mundo, porque informação útil precisa e deve ser passada pra frente. A leitura é fluida, os capítulos são curtos e é realmente um aprendizado a cada página.


Você já tinha ouvido falar em castrochavismo? Sabia o que significava? Já leu essa obra?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.