16/07/2022

RESENHA: ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE




Título: Antes que o café esfrie
Autor(a): Toshikazu Kawaguchi
Número de páginas: 225
Editora: Editora Valentina
Sinopse: Quem você gostaria de encontrar, uma única e última vez, se fosse possível viajar no tempo?
Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. 

Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.

Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.

A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.

''Não faço ideia de quanto tempo um café leva para esfriar.''

 

*PUBLI


- O que você faria se pudesse viajar no tempo? 


O que você gostaria de fazer e quem iria querer encontrar? Falar aquilo que nunca conseguiu? Tomar coragem e finalmente se declarar? Ou apenas olhar para uma pessoa mais uma vez? As possibilidades são inúmeras. Já pensou nisso? Realmente é uma pergunta bem complexa.


Uma lenda alimenta a história de que um café servido num estabelecimento no subsolo é capaz de fazer você viajar no tempo. Mas não é tão simples quanto parece, essa experiência exige o cumprimento de regras e, quem as quebrar, terá que lidar com as consequências. Todos estão avisados. Para que a viagem possa ocorrer, é preciso sentar em uma cadeira específica e a pessoa que você deseja encontrar precisa ser alguém que também já tenha visitado aquela cafeteria.


A narrativa é objetiva e vai direto ao ponto. Já começamos presos e cheios de expectativas. É um livro que você pega e lê de uma única vez porque toda a proposta do enredo é muito instigante, não há enrolação. O personagem viaja e o leitor vai com ele, lado a lado, quase que de mãos dadas, num misto de emoções nítido e compartilhado. 


Quatro personagens aproveitam a oportunidade e tudo isso é muito desafiador porque nada do que você diga ou faça poderá mudar o presente. Do que valeria, então? Você pode pensar que nada, mas, às vezes, uma palavra dita pode mudar muita coisa, principalmente do lado de dentro, porque não há nada pior do que carregar um fardo daquilo que ficou entalado em você.


Mais do que uma viagem no tempo, é uma lição de vida, quantas coisas não pensamos em dizer só quando não temos mais oportunidades? Cada personagem pretende voltar ao passado com um intuito próprio, mas, no fundo, o que todos precisam é de um alívio para seguir em frente, o preenchimento de alguma lacuna


Não importa se quer encontrar uma pessoa que está viva ou uma que já se foi, é difícil de igual modo, porque se quer viajar no tempo é pela necessidade de resgatar algo que deixou passar, algo que não viveu.


A leitura é bem desenvolvida, rápida e cada viagem é uma verdadeira lição. Uma viagem que o leitor não quer que acabe, mas ela possui um prazo de validade. E esse prazo? Pois bem, até o café esfriar.


Quem você gostaria de encontrar caso pudesse viajar no tempo? Já leu esse livro? 

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Olá! Desde que vi este livro sendo anunciado pela editora fiquei com vontade de ler e os comentários que vi sobre a obra me deixaram ainda mais interessada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida. Ele é muito interessante, eu adoro essa premissa de viagem no tempo.
      Recomendo! beijos

      Excluir
  2. Olá, Anni.
    Eu não tinha visto esse livro ainda e já quero ler. Adorei o título e a premissa é muito interessante. Vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie, em um primeiro momento já gostei do título e da capa. E o desenvolvimento também parece cativante.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne. Realmente a capa e o título estão incríveis, tem um ar bem curioso, adoro isso.
      beijos

      Excluir
  4. Já gostei da capa hahaha
    e da premissa! Estou bem curiosa e espero conseguir ler em breve <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi
    parece ser uma boa história, pena que não estou vendo divulgações desse livro. Só de ler sua resenha já imaginei uma miniserie nesse enredo, que bom que a história não tem enrolação, pois não deixa a história cansativa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Esse livro já estava na minha lista. Amei a sua resenha.
    Quanto a quem encontrar enquanto o café esfria, só uma pessoa é difícil decidir, teria que pensar um pouco rs
    E concordo qie quando queremos encontrar alguém que ficou lá no passado e porque tem alguma coisa que não foi concluída da maneira que desejávamos.
    Acho que essa será a próxima leitura que vou fazer.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Menina, como assim eu nunca tinha ouvido falar desse livro??? Caramba, que tudo!!!! Amo tramas envolvendo viagem no tempo, e essa é bem diferentona, hehe. Já quero. Vou colocar na minha lista de desejados da Amazon.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  8. Oi Anni, tudo bem?
    Vi a Pam Gonçalves falando desse livro e, cadelinha dela como sou, coloquei na wishlist.
    Sua resenha me deu ainda mais certeza de que vou gostar.
    O que é esse plot dos minutos contados, gente? E você não poder mudar o passado mas ainda assim poder confrontá-lo? Socorro, preciso ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que capa linda, adorei a fonte que usaram no título!
    E curti a ideia também. Acho que eu me identificaria com parte das viagens, as sensações dos personagens... sou daquelas que fico pensando demais no "e se?" mas aqui é coisa que fiz mesmo eu faria de outro jeito... Acho que penso que amenizaria as tretas de saúde mental, enfim.
    Amei a dica e anotei!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto a capa desse livro, mas pensei que fosse algo completamente diferente, tipo mais auto ajuda, sabe? Não esperava que tivesse essa premissa de viagem no tempo, o que muito me chama atenção, inclusive, haha. Já quero ler!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, resenhista crítica literária, embaixadora da Editora Hábito, perfeccionista, metade anáfora, metade metáfora e uma romântica nata.

Encontre no blog

POPULARES

Me siga no instagram

EMBAIXADORA

EDITORAS PARCEIRAS

PARCERIA COM AUTOR

PARCERIA COM AUTOR

Moradores de Masen

Arquivos

PROM DRESSES

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.