27/12/2018

Resenha: A flor cor de rosa


Título: A flor cor de rosa
Autor(a): Ana Souza
Número de páginas: 200
Sinopse: A belíssima e obstinada advogada Clarisse Marins, foi convidada para recepção do famoso Maximiliano Menegathy, que chegou ao Brasil depois de sua temporada de estudos no exterior. A curiosidade que move ambos, se torna uma arrebatadora e intensa paixão, movida por suas semelhanças e aguçada por suas diferenças. A liberdade de Clarisse... A possessividade de Max... 

Batalhadora, decidida e intensa, Clarisse se vê assombrada pelos seus demônios do passado e sente seu relacionamento ameaçado, quando chega a hora de revelar toda sua verdade.

''As pessoas são assim, doutora, sempre arranjam alguém para colocar a sua culpa, quando não pode suportá-la.''


Quando iniciei a leitura de ''A flor cor de rosa'' não fazia ideia das surpresas que me aguardavam. O livro faz parte da série ''As flores da Índia'', que tem sua continuação prevista para ser publicada no final de janeiro de 2019, está bem pertinho. 

Logo a princípio, somos apresentados à Clarisse Marins, uma advogada independente que parece ter sua mente completamente focada no trabalho. Sua vida cruza com a do Maximiliano numa festa que fora feita unicamente para sua recepção, uma vez que ele havia passado um período de tempo fora e agora encontrava-se retornando para integrar a equipe do escritório de advocacia da família Meneghaty.

O primeiro contato entre os personagens nota-se claramente que a atração que Max sentiu foi instantânea, pois sua curiosidade e atenção ficaram compenetradas naquela mulher que havia conquistado o respeito e carinho da sua família. Alguns momentos me deparei com descrições e diálogos um tanto clichês, mas nada que prejudique a leitura.


Conforme dito anteriormente, o interesse do recém-chegado é imediato e visível, desse modo, sabendo das investidas do irmão, Mike tenta alertá-la de que Maximiliano não era o homem ideal para ela, tendo em vista não só seu histórico, mas por saber realmente quem ele era. Eis a questão: Mike falava a verdade ou isso era apenas para afastá-los por ciúmes, por também ter caído nos encantos da moça e não aceitar perdê-la para seu irmão que mal chegou? É algo que só saberão lendo.



''- Se a pessoa não está ao seu lado, é porque ela não vale a pena, não se pode mandar no sentimento alheio, Max, se a pessoa não quer, está no direito dela.''

A autora tem uma escrita bem leve, é uma leitura fácil e rápida. As cenas de sexo estão mais detalhistas do que costumamos ver em obras nacionais, e isso, pelo menos para mim, não é problema, mas sei que muita gente acaba se incomodando quando os livros são descritivos nesse contexto. Se for para você, apenas passe a página.



- O que significa esse olhar, Max?
- Significa que eu quero você, muitas vezes, Clarisse.


O livro é dotado de momentos inesperados. Pontos que julgo importantes de serem ressaltados: A atitude da personagem de ter que sair contando aos amigos tudo o que aconteceu ou deixou de acontecer entre ela e Max não é algo que me agrade. Senti em sua fala como se isso fosse uma obrigatoriedade e achei um tanto infantil. Contudo, em momento algum o livro foca nessa construção, foi apenas uma pequena passagem que me chamou atenção.

Ademais, Maximiliano revela-se um homem possessivo e extremamente machista. Sim. Muito machista. Lia certos comentários feitos pelo personagem e não acreditava naquilo. Muito bom a autora ter frisado determinados comportamentos abusivos, pois é um tema que serve de alerta para quem está lendo esta obra. 

''É por isso que eles a chamam de Papoula, não é? Porque você é linda e perfeita, mas se chegar perto demais a gente vicia, igual à droga que é extraída da flor, e você rouba tudo, o sono, a alegria, a paz, é por isso, não é, doutora?''

Em vários momentos senti bastante a falta da vírgula antes do vocativo, nos quotes acima, por exemplo, coloquei. Isso é algo que merece cuidado, pois a falta de uma pode acabar mudando por completo o contexto de uma situação. 

É um livro que, embora talvez não aparente tanto, te faz refletir bastante. Sobre a vida, sobre os comportamentos não só que você tem, mas também sobre aqueles que você permite que as pessoas à sua volta tenham com você. Quais atitudes você suporta? Te faz pensar sobre as escolhas que você tem que fazer para a sua vida, onde você deve equilibrar e ter ciência daquilo que é mais importante. Realmente valeria a pena abdicar de certas coisas em função de outras? E como é crucial termos ao nosso lado pessoas que, de fato, se importem conosco. Gente que podemos contar seja qual for a situação. 

O final nos pega com um baque. Literalmente. Só posso dizer que a continuação é necessária. 

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Achei super interessante a autora colocar um personagem como machista e não romantizar isso, principalmente em livros com enredos que contém conteúdo sexual, parece que o pensamento machista permeia a cena como se fosse algo legal de se ver e viver.
    Amei a sua resenha, sem dúvida é um livro que eu daria uma chance.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sua colocação! Exatamente isso.
      Acredito que você gostaria de fazer essa leitura. Beijos!

      Excluir
  2. Olá Anni, tudo bom?

    Uma belíssima indicação de livro, parabéns pelo blog e resenha.

    Um beijo e boas festas.

    www.vaga-lumeando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e com você?
      Muito grata! Boa festas para você também. beijos

      Excluir
  3. Olá, Anni!
    Odeio personagens possessivos, é sempre um perigo quando o autor trata sobre esses assuntos como se fosse normal. Não, não é normal e eu fico muuuito feliz em saber que a autora soube abordar isso! Se fosse muito romantizado eu acho que tacaria o livro na parede hahahah Mentira! Não conhecia o livro, mas acho que daria uma chance.
    Beijos!
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anni.
    Eu achei a capa muito bonita e a história interessante. Mas pelo numero de páginas nem precisava ter dividido o livro hehe. Gosto de quando os autores inserem personagens machistas mas quando deixam claro que é um comportamento inaceitável. Se der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro, mas a premissa é interessante.
    Não me incomodo com as cenas eróticas, desde que não tenha aqueles palavriados estilo pornozão hahaha

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.