17/04/2016

Resenha: Um passado sombrio

Título: Um passado sombrio
Autor(a): Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 392
Sinopse: O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.
 

''Os três princípios são:
Um. Se algum coisa for de graça, pegue-a.
Dois. As outras pessoas existem para você usá-las.
Três. Nada na terra significa ou pode significar qualquer coisa além do que é.''

Heeey, pessoas! Tudo bem? Tem feriado chegando e isso já me deixa duplamente animada. Vi tantos comentários positivos a respeito desse livro, uma sinopse tão convidativa que lá estava eu caindo em seus braços. Me decepcionei, confesso. Numa escala de expectativas de 0 à 10 ouso dizer que acabei ficando no negativo. Pode uma coisa dessas?

''Um passado sombrio'' é um livro que promete, mas infelizmente não cumpre. Imaginei que ficaria louca com o suspense e sentisse até um básico medinho, contudo, em momento nenhum me deparei com nada que me deixasse ao menos de boca aberta. Tempos atrás um carismático guru conquistou jovens curiosos e os recrutou para um misterioso ritual que havia sido tão planejado - abalando por completo a vida de todos aqueles que ali estavam envolvidos. 

O ritual é envolto por um grande mistério. O que teria acontecido ali para possuir fins tão catastróficos? Lee foi o único dos amigos que não se deixou envolver pela astúcia do guru, muito menos possuiu vontade de participar de tal coisa. Amigo dos participantes, é quarenta anos depois que o escritor resolve trazer tudo à tona e desvendar o caos por trás dos temidos acontecimentos.

''Eu gosto do seu ponto de vista. Mallon transformou o mundo, embora por alguns segundos. É bonitinho. Mas não se esqueça de que as únicas pessoas que Mallon conseguiu convencer foram quatro estudantes de ensino médio, dois idiotas e uma garota que estava apaixonada por ele.''

Eu estava era perdida. Em boa parte da leitura eu tentava compreender o que o autor tinha anseio em passar, mas, na verdade, não passava nada. A leitura demorou a chamar, ao menos que um pouquinho, a minha atenção. A narrativa inicial apresentava falta de conteúdo e isso me deixou de cara bem desanimada - esperei aquela coxinha super recheada e me deram um bague bem seco. Brincadeiras à parte, eu virava as páginas de forma incessante, achando sempre que ''era agora''. Mas nunca foi.   

O livro se passa com Lee indo em busca dos pontos de vistas de todos os seus amigos que participaram do ritual, e cada vez que algo era desvendado, mais tudo ficava confuso. Sabe quando uma explicação é passada e, ao invés de clarear, confunde ainda mais? Foi exatamente isso que senti. Não me convenceu.

O evento misterioso foi macabro, era o que todos diziam. O ritual mexeu com o psicológico de todos eles e a vida daqueles estudantes nunca mais seria a mesma. Que terror, prometeram. Okay, mas o que realmente aconteceu naquele dia?  Cada amigo contava o seu relato e eram tantos personagens com pontos de vistas difusos da mesma história que, se duvidar muito, até eu tinha minha parte para contar.

''Howard me disse: As palavras criam liberdade também, e eu acho que são as palavras que vão me salvar. Impressionante, eu achei, já que num certo sentido foram as palavras que o aprisionaram.''

Um livro que, embora não tenha me convencido nem me causado emoção, possui uma construção interessante dos seus personagens. Cada um possui um olhar diferente da mesma história, isso é óbvio, e a confusão existente em suas mentes é bacana. Lemos a narração e percebemos com clareza a explicação de cada um com um ar de ''vi, ouvi, mas não creio''

''Um passado sombrio'' é dotado de um enredo difuso, uma complexidade que não se permitiu ser bem explicada. Fiquei voando em uma grande parte, espero que com vocês a experiência seja melhor. Não tive o terror que quis, mas desejo que cause o mínimo de medinho em vocês.  Essa é a hora de dizer, o que acharam?

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Ah, que pena que ele não foi uma coxinha, hein?
    Ele realmente parecer ser um livro recheado de mistério... que pena que não gostou!
    Apesar de ter adorado a premissa e a capa, acho que eu não vou arriscar, rs.
    E adorei a sua comparação com boas histórias à coxinhas. shAUIhsiUAHs
    É a minha primeira vez por aqui e adorei! O seu jeito descontraído de escrever é inspirador, viu. Amei seu layout e tudinho por aqui!
    Espero a sua visita em meu cantinho e espero que goste!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Poooxa o livro tinha tudo para ser ótimo né? Acho péssimo quando isso acontece. Eu não conhecia a obra e depois de todos esses contras, pretendo não conhecer tão cedo.
    Adorei sua sinceridade que continue sempre assim.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Comigo aconteceu o mesmo em outro livro, é uma pena isso.
    Beijos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que pena que não foi um livro que te causou emoção, é tão ruim quando a gente cria uma expectativa e o livro não é lá tudo aquilo.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Brochei total agora pra ler esse livro. Realmente a premissa parece prometer demais.
    É triste quando vamos com uma expectativa à la coxinha gigante e suculenta e acontece um 7x1
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Eu tive uma visão bem parecida com a sua sobre a obra.
    A premissa é muito boa, mas o enredo não cumpriu o que prometia. O livro não dá medo e há certos detalhes que não convencem. Porém, por outro lado, gostei muito da construção dos personagens.
    Enfim, esse livro vem dividindo bastante as opiniões, não sem motivo.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros com mistérioooo :)
    beijinhos
    new post http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/2016/04/my-favourite-april-acessories.html#more

    ResponderExcluir
  8. Ah, que pena que o livro te decepcionou! Ele tem realmente um enredo que poderia ter dado certo, pena que não deu. Tenha dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de suspense/terror. Esse parece ser legal... Mas não dá pra ler a noite né? HAHA
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem contigo ???
    Descobri Um Passado Sombrio essa semana e confesso que fiquei um tanto instigada com a história.
    Sempre fui uma grande fã de filmes, jogos, livros e séries de terror e por esse motivo me interesso por tudo o que é lançado de novo no gênero !!! Infelizmente, na grande maioria das vezes, nos prometem muito e recebemos pouco, e acredito que esse deva ser o caso do livro, o que é uma pena ... :/
    Realmente é terrível quando nossas expectativas estão grandes e o livro nos decepciona. Ainda assim, se tiver a oportunidade pretendo ler o livro. O gênero me é tão querido que sempre tento dar uma chance !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  11. Não gostamos de livros de suspense, pena você ter se decepcionado com ele.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei essa capa omg
    fiquei com vontade de ler ♥

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Poxa vida, eu tava tão curiosa com esse livro, é uma pena que o autor tenha se enrolado tanto pra escrever, porque pelo visto potencial tem! :( ótima resenha, já me preparo pra não ir com tanta sede à coxinha, digo, ao livro hahahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bom? primeira vez passando aqui~
    Faz tempo que procuro um bom livro de terror/suspense e quando vi a capa desse livro pensei 'é esse!', mas quando comecei a ler sua resenha broxei muito! Detesto livros que deixam essa confusão em seu rastro D:
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  15. Oiii...a Sinopse parece ser daqueles livros cheios de suspense...Fiquei triste, em saber que isso não aconteceu com sua leitura...
    Eu não li esse livro, mas acredito que não irei ler hehehe
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
  16. Gente. Essa capa <3
    Doida pra ler esse livro <3

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.