16/07/2022

RESENHA: ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE




Título: Antes que o café esfrie
Autor(a): Toshikazu Kawaguchi
Número de páginas: 225
Editora: Editora Valentina
Sinopse: Quem você gostaria de encontrar, uma única e última vez, se fosse possível viajar no tempo?
Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. 

Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.

Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.

A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.

''Não faço ideia de quanto tempo um café leva para esfriar.''

 

*PUBLI


- O que você faria se pudesse viajar no tempo? 


O que você gostaria de fazer e quem iria querer encontrar? Falar aquilo que nunca conseguiu? Tomar coragem e finalmente se declarar? Ou apenas olhar para uma pessoa mais uma vez? As possibilidades são inúmeras. Já pensou nisso? Realmente é uma pergunta bem complexa.


Uma lenda alimenta a história de que um café servido num estabelecimento no subsolo é capaz de fazer você viajar no tempo. Mas não é tão simples quanto parece, essa experiência exige o cumprimento de regras e, quem as quebrar, terá que lidar com as consequências. Todos estão avisados. Para que a viagem possa ocorrer, é preciso sentar em uma cadeira específica e a pessoa que você deseja encontrar precisa ser alguém que também já tenha visitado aquela cafeteria.


A narrativa é objetiva e vai direto ao ponto. Já começamos presos e cheios de expectativas. É um livro que você pega e lê de uma única vez porque toda a proposta do enredo é muito instigante, não há enrolação. O personagem viaja e o leitor vai com ele, lado a lado, quase que de mãos dadas, num misto de emoções nítido e compartilhado. 


Quatro personagens aproveitam a oportunidade e tudo isso é muito desafiador porque nada do que você diga ou faça poderá mudar o presente. Do que valeria, então? Você pode pensar que nada, mas, às vezes, uma palavra dita pode mudar muita coisa, principalmente do lado de dentro, porque não há nada pior do que carregar um fardo daquilo que ficou entalado em você.


Mais do que uma viagem no tempo, é uma lição de vida, quantas coisas não pensamos em dizer só quando não temos mais oportunidades? Cada personagem pretende voltar ao passado com um intuito próprio, mas, no fundo, o que todos precisam é de um alívio para seguir em frente, o preenchimento de alguma lacuna


Não importa se quer encontrar uma pessoa que está viva ou uma que já se foi, é difícil de igual modo, porque se quer viajar no tempo é pela necessidade de resgatar algo que deixou passar, algo que não viveu.


A leitura é bem desenvolvida, rápida e cada viagem é uma verdadeira lição. Uma viagem que o leitor não quer que acabe, mas ela possui um prazo de validade. E esse prazo? Pois bem, até o café esfriar.


Quem você gostaria de encontrar caso pudesse viajar no tempo? Já leu esse livro? 

13/07/2022

RESENHA: O VALOR DAS PESSOAS




Título: O valor das pessoas
Autor(a): Sandro Gonzalez
Número de páginas: 223
Editora: Editora Hábito
Sinopse: Em um mundo em que o empreendedorismo tem crescido exponencialmente, é difícil encontrarmos modelos de liderança que nos inspiram e nos incentivam a um trabalho centrado em pessoas, sem perder de vista o lucro. Com dezenas de prêmios e diversos anos de experiência à frente de uma das maiores empresas de transporte do país, a Transpes, Sandro traz nesta obra uma visão humanizada e diferenciada sobre o que é liderar e a melhor forma de gerir pessoas. Com uma linguagem acessível, O valor das pessoas traz o que realmente importa quando falamos em crescimento saudável. A Transpes foi eleita em 2016 a “Empresa do Ano” no “Guia Você SA – As 150 melhores empresas para você trabalhar”. Em 20 anos de prêmio, é a primeira vez que uma empresa alcança nota máxima em todas as categorias de Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT). Na mesma pesquisa, Sandro Gonzalez recebeu o prêmio de CEO mais admirado do Brasil, e a Transpes foi eleita a melhor empresa do setor de Logística e Transporte.

SANDRO GONZALEZ é empresário e presidente do Conselho da Holding Transpes, que inclui a Transpes e empresas nas áreas de educação (Inova BH) e saúde (Saúde BH). Tendo atuado como presidente da Transpes até dezembro de 2019, foi eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Revista Você S/A em 2016, das mais de 1.500 empresas avaliadas, e eleito pela revista Forbes um dos 25 Melhores CEOs do Brasil em 2017.

''Nós também precisamos ter sensatez. É ela que nos conecta à sabedoria, e a sabedoria está baseada em princípios, critérios necessários para nos levar à consecução de objetivos de longa duração.''

 

*PUBLI


Oii, gente! Como estão? Hoje vocês vão conhecer o livro ''O valor das pessoas'', uma leitura que realmente te faz refletir do início ao fim, sendo um verdadeiro baú de conhecimentos e o melhor é que é passado de uma forma acessível, clara e leve, como tudo aquilo que o autor propõe.


Sandro Gonzalez foi eleito o CEO mais admirado do Brasil, das 1500 empresas avaliadas e eleito pela revista Forbes um dos 25 melhores CEOs do Brasil. E, sinceramente, não é para menos, depois dessa obra fica fácil compreender porque ele ocupou esse lugar de destaque. Tudo aquilo que faz é pautado na humanidade, mostrando que é possível SIM conciliar o lucro com o respeito às pessoas.


Quantas vezes não vemos as pessoas falando sobre ser um líder ou liderança? 


Muitas, né? Mas será que elas realmente sabem o que isso significa? Sabem o que é ser um líder? O que é liderar uma equipe? Exercer liderança numa empresa ou em qualquer outro lugar? Diante da insatisfação de tantos funcionários espalhados por aí, com certeza não, e esses empresários precisariam ler um livro como esse para ter uma nova visão de mundo e até mesmo de mercado.


Vamos conhecer a trajetória do autor e ela traduz aquilo que seria um crescimento saudável, pautado na ética, no respeito ao próximo e numa visão que ultrapassa o próprio nariz, uma vez que o desenvolvimento é real quando gera um impacto positivo, uma transformação, um incentivo.


Um dos pontos mais positivos do livro é mostrar que o crescimento não precisa andar separado da preocupação com o próximo, pelo contrário, uma gestão de liderança humanizada é justamente você se importar com os que te rodeiam, se assegurando de que aquelas pessoas estão felizes e satisfeitas naquele meio, em prol de um objetivo.


Não somente isso, a determinação nos leva onde queremos chegar. Tenha uma meta, um foco em mente, acredite na sua capacidade e lute com as armas que tem nas mãos. O autor menciona que, às vezes, para focar em algo, precisamos abrir mão de algumas lutas e isso é verdade, não devemos gastar energia com o que não vale a pena.


O crescimento vem se você não for alheio ao que te rodeia e esse estilo de liderança pode (e deve) ser aplicado em diversos setores da sua vida. 


''Ter de escolher entre as opções de cuidar das pessoas de um lado e manter interesses próprios de outro é como escolher entre os movimentos de inspiração e expiração.''


Esse livro é daqueles que dá para você passar o dia inteiro falando dele, sem cansar, porque é um assunto realmente instigante, eu adoro essas temáticas.


Você já conhecia a obra? Se considera uma pessoa focada? O que acha que gestão humanizada? É bem difícil encontrar por aí, não é?

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.