22/03/2024

RESENHA: UM MINUTO




Título: Um minuto
Autor(a): Juliet Funt
Número de páginas: 272
Editora: Hábito
Sinopse: Em Um minuto, Juliet Funt, uma guerreira mundialmente reconhecida na batalha contra o excesso de tarefas, fornece um guia poderoso com permissão, estrutura e orientação específica para: • Recuperar o controle do seu dia de trabalho sobrecarregado, cafeinado e cheio de mensagens na caixa de entrada. • Liberar você e sua equipe do esgotamento e do trabalho intenso. • Recuperar a criatividade e o foco, apesar do caos ao seu redor. • Projetar suas próximas normas de trabalho. • Dominar a besta do e-mail e fugir do atoleiro de reuniões. • Encontrar o seu minuto precioso para pensar. Não é somente você que deseja liberdade para pensar! Todos estamos sempre “apagando incêndios” e somente com a insônia que surge às 3h da manhã, temos um momento para pensar. Precisamos reinserir na nossa vida o elemento que falta, o espaço em branco ― curtos períodos de tempo aberto e não programado que, quando recapturados, mudam a própria natureza do trabalho. Esse tempo é a pausa estratégica que tem o poder de radicalmente ― e simplesmente ― reinventar a forma de tratarmos o trabalho neste mundo de esgotamento do século XXI.

“Em nosso esforço constante de fazer mais, enterramos o tempo livre e flexível que era usado como amortecedor ao longo dos dias. O elemento do tempo livre desapareceu.”

 

Esse livro propõe que você consiga arranjar espaços em branco durante a sua rotina. Isso pelo fato de que vivemos cada vez mais sob uma ótica da pressa, estamos sempre “apagando incêndios”, sem parar, sem descansar, como se fôssemos robôs que não precisam de um respiro.

A autora traz uma colocação muito interessante sobre o ato de se desligar da cultura do agora. Isso é muito real! Costumamos ser seres imediatistas (eu sou assim), queremos tudo pra já, pra ontem.

📍 Até que ponto isso é saudável?

Mas não é apenas sobre isso, é sobre a chamada urgência alucinada, que te faz enviar uma mensagem por impulso, por exemplo, simplesmente porque sentiu que não podia esperar um pouco mais.

✨ A narrativa é tão coerente e sincera que eu já quero ler de novo. Ela explica que atividade e produtividade não é a mesma coisa. Não é porque suas 24 horas estão preenchidas que o seu dia está produtivo. Seja sincero consigo, a exaustão mental não te deixa mentir.

E aí, nesse sentido, vem a famosa culpa por parar, como se uma pausa fosse um erro ou um extra, quando ela é libertadora e necessária. O espaço em branco nunca vem e, quando aparece, a autora explica que é como se a gente enxergasse como algo proibido.

A obra promete te ajudar a recuperar o fôlego durante seus dias turbulentos, te ensinar o que é uma pausa, como utilizá-la e como criar uma (se você disser que é impossível pra você). Se você não se prioriza, ela não aparece, não é?

Algumas pessoas estão tão acostumadas com o calendário cheio que ficam perdidas quando ele está mais vazio. Buscar hábitos saudáveis é uma tarefa diária, é correr atrás para compreender onde você está depositando sua energia.

Esse livro é essencial pra você que sempre se vê sem tempo, que precisa de momentos pra respirar e acha impossível esse “milagre” nos seus dias. Se o espaço em branco não aparece, crie!

📍 Você já se sentiu culpado(a) por parar para descansar? Tem dificuldade em arranjar momentos livres?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.