13/07/2022

RESENHA: O VALOR DAS PESSOAS




Título: O valor das pessoas
Autor(a): Sandro Gonzalez
Número de páginas: 223
Editora: Editora Hábito
Sinopse: Em um mundo em que o empreendedorismo tem crescido exponencialmente, é difícil encontrarmos modelos de liderança que nos inspiram e nos incentivam a um trabalho centrado em pessoas, sem perder de vista o lucro. Com dezenas de prêmios e diversos anos de experiência à frente de uma das maiores empresas de transporte do país, a Transpes, Sandro traz nesta obra uma visão humanizada e diferenciada sobre o que é liderar e a melhor forma de gerir pessoas. Com uma linguagem acessível, O valor das pessoas traz o que realmente importa quando falamos em crescimento saudável. A Transpes foi eleita em 2016 a “Empresa do Ano” no “Guia Você SA – As 150 melhores empresas para você trabalhar”. Em 20 anos de prêmio, é a primeira vez que uma empresa alcança nota máxima em todas as categorias de Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT). Na mesma pesquisa, Sandro Gonzalez recebeu o prêmio de CEO mais admirado do Brasil, e a Transpes foi eleita a melhor empresa do setor de Logística e Transporte.

SANDRO GONZALEZ é empresário e presidente do Conselho da Holding Transpes, que inclui a Transpes e empresas nas áreas de educação (Inova BH) e saúde (Saúde BH). Tendo atuado como presidente da Transpes até dezembro de 2019, foi eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Revista Você S/A em 2016, das mais de 1.500 empresas avaliadas, e eleito pela revista Forbes um dos 25 Melhores CEOs do Brasil em 2017.

''Nós também precisamos ter sensatez. É ela que nos conecta à sabedoria, e a sabedoria está baseada em princípios, critérios necessários para nos levar à consecução de objetivos de longa duração.''

 

*PUBLI


Oii, gente! Como estão? Hoje vocês vão conhecer o livro ''O valor das pessoas'', uma leitura que realmente te faz refletir do início ao fim, sendo um verdadeiro baú de conhecimentos e o melhor é que é passado de uma forma acessível, clara e leve, como tudo aquilo que o autor propõe.


Sandro Gonzalez foi eleito o CEO mais admirado do Brasil, das 1500 empresas avaliadas e eleito pela revista Forbes um dos 25 melhores CEOs do Brasil. E, sinceramente, não é para menos, depois dessa obra fica fácil compreender porque ele ocupou esse lugar de destaque. Tudo aquilo que faz é pautado na humanidade, mostrando que é possível SIM conciliar o lucro com o respeito às pessoas.


Quantas vezes não vemos as pessoas falando sobre ser um líder ou liderança? 


Muitas, né? Mas será que elas realmente sabem o que isso significa? Sabem o que é ser um líder? O que é liderar uma equipe? Exercer liderança numa empresa ou em qualquer outro lugar? Diante da insatisfação de tantos funcionários espalhados por aí, com certeza não, e esses empresários precisariam ler um livro como esse para ter uma nova visão de mundo e até mesmo de mercado.


Vamos conhecer a trajetória do autor e ela traduz aquilo que seria um crescimento saudável, pautado na ética, no respeito ao próximo e numa visão que ultrapassa o próprio nariz, uma vez que o desenvolvimento é real quando gera um impacto positivo, uma transformação, um incentivo.


Um dos pontos mais positivos do livro é mostrar que o crescimento não precisa andar separado da preocupação com o próximo, pelo contrário, uma gestão de liderança humanizada é justamente você se importar com os que te rodeiam, se assegurando de que aquelas pessoas estão felizes e satisfeitas naquele meio, em prol de um objetivo.


Não somente isso, a determinação nos leva onde queremos chegar. Tenha uma meta, um foco em mente, acredite na sua capacidade e lute com as armas que tem nas mãos. O autor menciona que, às vezes, para focar em algo, precisamos abrir mão de algumas lutas e isso é verdade, não devemos gastar energia com o que não vale a pena.


O crescimento vem se você não for alheio ao que te rodeia e esse estilo de liderança pode (e deve) ser aplicado em diversos setores da sua vida. 


''Ter de escolher entre as opções de cuidar das pessoas de um lado e manter interesses próprios de outro é como escolher entre os movimentos de inspiração e expiração.''


Esse livro é daqueles que dá para você passar o dia inteiro falando dele, sem cansar, porque é um assunto realmente instigante, eu adoro essas temáticas.


Você já conhecia a obra? Se considera uma pessoa focada? O que acha que gestão humanizada? É bem difícil encontrar por aí, não é?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi, Anni. Como vai? Achei a temática do livro muito relevante e importante. Presumo uma obra de muita valia para o leitor. Gostei bastante da dica. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano. Vou bem e você?
      Demais! É uma obra ímpar, os ensinamentos foram excelentes. Recomendo!

      Excluir
  2. Oi Anni,
    Como fiz adm na faculdade, me interesso bastante pelo tema e acho super válido falarmos sobre a humanização no ambiente corporativo. Saúde mental deve ser uma das prioridades com certeza!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Ale. É um tema que eu também gosto muito, esse assunto merece ser mais debatido, sobretudo, pela falsa ideia de que uma gestão humanizada não permite a obtenção de lucro.
      Beijos!!

      Excluir

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.